quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mais

Foi ontem o dia da esperada, desesperada, ansiada, exasperada consulta de infertilidade. Correu bem. Muito bem, diga-se. Foi a primeira de muitas.
Uma vez mais com os envelopes das análises na mão, mas agora acompanhada, entrei no mesmo consultório da semana passada para ser recebida por um simpático senhor doutor de bigode. Foi sorridente, amistoso e sempre disponível para traduzir qualquer termo mais técnico que fosse surgindo na conversa. E surgiram muitos.
Confirmou aquilo que já sabíamos, que os números do espermogramas não são maus, "são péssimos", e que engravidar naturalmente seria praticamente impossível.
O meu rapaz ficou com um ar sério, pesado e com um semblante de quem carregava uma tonelada de responsabilidade por aquela infertilidade. Enquanto limpava a testa dos suores nervosos perguntava sofregamente: “E há alguma coisa que eu possa fazer?”.
O “não” que se seguiu deitou-o quase por terra, até que o médico o salvou do iminente desabamento explicando que “naturalmente” não há nada a fazer, mas com recurso a ICSI* (Intracytoplasmic Sperm Injection. Traduzido: Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóide) tudo vai ser simples. E assim vai ser porque, apesar de tudo, “há gâmetas”. E a idade ajuda!
“Então está confiante, doutor?”, perguntei-lhe. “Estou, completamente confiante”, respondeu. “Se não for à primeira, é à segunda”, acrescentou com a certeza de quem olha nos olhos.
Os nossos sorrisos rasgaram-se. Os suores na testa foram desaparecendo, assim como os receios.
A caminhada ia começar.
Primeiro, um novo espermograma para confirmar valores, depois uma consulta de andrologia para perceber causas, seguida de uma nova consulta de infertilidade com o doutor bigodes para fazer o ponto de situação.
Inspirar, expirar... Aqui vamos nós!

* Hoje é a melhor técnica de tratamento da infertilidade atingindo até 60% de êxito em mulheres com menos de 35 anos. Esta técnica também permite uma esperança para homens que nunca teriam a possibilidade de ter filhos. Os espermatozóides são obtidos através de colheita natural ou aspiração do epidídimo ou extraído do testículo. Estes espermatozóides são injetados diretamente dentro do óvulo e os embriões são implantados no útero através das mesmas técnicas da fertilização in vitro. (in www.gineco.com.br)

4 comentários:

Raquel disse...

Torço por vocês a 200%
O teu gajo é um baril, porque muitos nem pôem a hipótese de fazer um espermograma, porque não admitem sequer que a infetilidade parta deles.

Drikas disse...

Agora é arregaçar mangas e enfrentar essa luta de frente... Força miga, vais ver que brevemente terás uma barriga gigante para exibir, entre exames, consultas e o tratamento nem dás pelo tempo passar :D Bjokinhas grandes

Anónimo disse...

Muita força, pelo menos agora sabes o que realmente se passa e agora é seguir em frente.
Confia na ciência e vais ver que em breve vais estar a exibir uma grande barriga.

FORÇA & CORAGEM
Beijinhos

Susana Rodrigues disse...

Bem...tens de dar muitos miminhos ao homem. Aquela parte de extrair do testículo até a mim (que não os tenho) me assustou. Parabéns pela coragem. De ambos! ;)
E vão ver... agora vai tudo ser mais rápido do que pensam, já para não falar que não terás de passar pela ansiedade mensal de ver se o dito vem ou nao :)

beijos doces
su