segunda-feira, 14 de abril de 2008

Clomifeno

O tipo de fármaco que se escolhe para induzir a ovulação depende do problema específico. Para uma mulher que não tenha ovulado durante muito tempo (anovulação crónica), é indicada a administração de clomifeno. Primeiro, induz-se um período menstrual com outro fármaco, o acetato de medroxiprogesterona. Em seguida, administra-se o clomifeno durante 5 dias. Em geral, a ovulação produz-se entre 5 e 10 dias (normalmente 7 dias) depois de interromper o clomifeno e a menstruação 14 ou 16 dias depois da ovulação.
Se depois do tratamento com clomifeno a menstruação não aparecer, deve ser feito um teste de gravidez. Se a mulher não estiver grávida, o ciclo de tratamento repete-se com doses cada vez mais altas de clomifeno até que a ovulação se produza ou se atinja a dose máxima aconselhada. Quando se tiver determinado a dose que induz a ovulação, volta-se a administrar durante pelo menos mais seis ciclos de tratamento. A maioria das mulheres que engravidam fazem-no no sexto ciclo em que a ovulação se produz. No total, 75 % a 80 % das mulheres tratadas com clomifeno ovula, mas só entre 40 % e 50 % ficam grávidas. Por outro lado, cerca de 5 % das gravidezes em mulheres tratadas com clomifeno são múltiplas, sobretudo gemelares.
Como se suspeita que a administração prolongada de clomifeno pode implicar um maior risco de cancro do ovário, os médicos adoptam várias precauções, como o exame da paciente antes do tratamento, o controlo exaustivo durante o mesmo e a limitação do número de ciclos de tratamento.
Os efeitos secundários do clomifeno consistem em afrontamentos, inchaço abdominal, dor mamária, náuseas, perturbações visuais e cefaleias. Cerca de 5 % das mulheres tratadas desenvolve a síndroma da hiperestimulação ovárica, na qual os ovários aumentam consideravelmente de tamanho e uma grande quantidade de líquido passa da circulação sanguínea para a cavidade abdominal. Para evitar este problema, é administrada a dose mais baixa e eficaz possível e se os ovários aumentarem de tamanho suspende-se o tratamento.

(ver mais aqui)

2 comentários:

Drikas disse...

Ai ai ai ai... nunca fiz nenhum teste de ovulação! primeiro porque acho um pouco caros, depois porque sei que me vou atrapalhar com as contas e os dias (se me atrapalhei a fazer um teste de gravidez).. ai ai será k está na altura de fazer um teste de ovulação? HELPPPP

Vanya disse...

Olá
estou tentando engravidar á dois anos, depois de perder o meu primeiro bebe por meio de uma operaçao obrigatória, e desnecessária, infelismente... por causa do medo de perder o bebe, senti me obrigada a fazer, porque havia suspeita de gravidéz eutópica! mas na operaçao nao éra nada daquilo que o medico tinha diagnosticado. após a operaçao perdi o bebe, e comecei a ter irregularidades na menstruaçao, e fim ao cabo o periodo ja nao voltou a aprecer, até hoje, diagnosticou se ovarios policisticos, e eu quero fazer o tratamento com dufine, e sei que vai dar certo. Vou voltar para dar mais noticias