quinta-feira, 10 de abril de 2008

Glossário

E ainda haverá quem acredite que não estamos sempre a aprender?
Hoje, por causa do resultado do meu exame descobri que há os úteros em anteversão, como é o meu caso, e outros, retrovertidos. Para quem, como eu, não fazia a mais pálida ideia de que tal existia, aqui fica uma das imensas explicações que encontrei na net.

Anteversão do Útero
(fr. antéversion de l’utérus; ing. anteversion of uterus). Inclinação do fundo do útero para a frente, que é a sua orientação normal. Ant. de retroversão do útero.


Retroversão do útero (ou uterina)
(fr. rétroversion de l’utérus ou utérine; ing. retroversion of the uterus). Desvio do útero no qual o fundo deste órgão se encontra deslocado para trás, ao passo que o colo se desvia para a frente e para cima, atrás da sínfise púbica. Ant. de anteversão do útero.


Saber que o meu útero tem uma orientação normal faz-me respirar de alívio. Não que alguma vez suspeitasse que ele pudesse ter uma qualquer orientação, mas agora que sei que é dotado disso, fico feliz por sabê-lo dentro dos parâmetros comuns.

2 comentários:

Ana disse...

Há uns tempos uma ginecologista (que adorava, mas infelizmente não aceitava o meu seguro de saúde) disse-me em tom de espanto que eu tinha o útero pequenino.
Perante o meu ar assustado (sabe-se lá as implicações destas coisas) tranquilizou-me que não tinha importância nenhuma.
Acho que o espanto dela estava na desproporção entre a anca e o útero. "A montanha pariu um rato!" deve ter pensado...

A propósito desta história soube que uma amiga tem o útero "invertido", o que também não é nada que se goste de ouvir. Pelo que me explicou deve corresponder ao "retrovertido"... Por acaso - sem querer - engravidou.

Vá-se lá perceber estes úteros...

Mar disse...

É mesmo.