terça-feira, 31 de março de 2009

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


Sono, muito sono, mesmo, mesmo, mesmo muito sono. Foi o que me trouxe a Primavera. Sono que dá preguiça e que me faz arrastar em vez de caminhar. Talvez seja o desalento ou a falta de agenda. Anseio que o mês que começa amanhã acabe rapidamente, mas anseio não ansiá-lo, para poder manter-me firme sem antes sofrer um ataque de nervos. Preciso de recomeçar. Preciso de voltar a encontrar a esperança no calendário. E, acima de tudo, preciso muito de dormir.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Porque sim

Desta vez não esperei por sexta-feira para colocar uma música no gira-discos. Sim, no gira-discos! Esta é dos meus bons velhos tempos de adolescente em que sonhava ao som de Peter Murphy que vi, já na idade adulta, lá ao longe, na geral do Coliseu.

terça-feira, 24 de março de 2009

Se eu não gostar de mim...

Por ordem de chegada: Obrigada à Maruja, à Raio de Sol, à Mãe dos Kiduxos (e que Kiduxos!!!), à Susana Rodrigues, à Drikas e à recém-chegada a este estaminé, Susie. Obrigada pelas palavras doces que me transmitiram e que me aqueceram o coração. Obrigada.
Mais.
Neste quotidiano vazio de tratamentos, de contagens de dias e de ovulações, mas a voltar a encher-se de esperança para o que aí vem, cuido de mim. Passo a explicar: Decidi brindar os meus dentes com uma agradável limpeza oral, de modo a devolver-lhes a brancura de há muitos cafés e chás atrás. Quinta-feira lá estaremos.
Tratei também de marcar uma consulta de rotina na ginecologista para ver se continua tudo bem. Sim, porque neste intervalo de tempo, esqueci-me de mim e desses exames corriqueiros que temos todas a obrigação fazer. Sobretudo aquelas a quem, como eu, já foi diagnosticado um HPV, o vírus do papiloma humano que pode apanhar-nos na curva se degenerar em cancro do cólo do útero. O meu foi de grau inofensivo, mesmo assim, a médica aconselhou-me a fazer rastreios semestrais. E não é que esta que agora vos escreve já não fazia um papanicolau há dois anos? Sim, eu mereço todos esses insultos. Sim, sim, eu sei, têm toda a razão em continuar com esse sermão. Pronto, agora já chega, já se excederam nos impropérios :) A consulta está marcada e a assistente da doutora foi do mais solícito que há ao conseguir encaixar-me na agenda do dia... 20 de Maio. É verdade! 20 de Maio. Fiquei maravilhada com tanta celeridade.
E só mais uma. A amizade é mesmo das melhores coisas que há. Uma amiga que veio dos EUA lembrou-se de mim e trouxe-me uma coisinha que ainda não chegou cá: M&Ms de manteiga de amendoim. Ui.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Farta

Estou farta de esperar. Depois de dois anos de espera, agora mais um mês. E se calhar mais outro até conseguirmos os resultados que pretendemos para avançar novamente. Farta disto tudo. O tempo não avança e a minha vida está a passar-me ao lado.
Farta sobretudo depois de sexta-feira. Já tinha lido num blog ou noutro que o que me aconteceu é uma reacção frequente, mas nunca a tinha sentido. Num jantar com uns amigos foi-nos anunciada uma gravidez e, de imediato, os meus olhos incharam de lágrimas. De tristeza, se bem que, quem as viu entendeu-as como sendo de emoção. Não foram. Sinto-me muito triste desde então. Depois ainda levei com aqueles frases que atormentam: "Foi à primeira e há tantos casais que esperam três anos para conseguirem" / "Um dia, por brincadeira, pensámos: E se fosse agora? E foi". E relatos de ecografias e de sintomas e de outras coisas que tal.
Estou farta e com muito medo que o meu dia não chegue.
Já sei que vão dizer-me que esse momento será meu também, que um dia vou saber o que é ter uma barriga, que saberei o que é parir, ver um filho pela primeira vez, chorar de felicidade e amá-lo acima de tudo... mas, e se não for assim? Saberei suportar essa dor?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Para entrar com o pé direito na Primavera

Uma piadinha temática para afastar as nuvens:

- Por que são necessários milhões de espermatozóides para fertilizar um único óvulo?
- Porque os espermatozóides, masculinos que são, negam-se a perguntar o caminho!

Bom fim-de-semana.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Contente

Há cerca de um ano tentei inscrever-me num atelier de escrita criativa com o professor que mais marcou o meu percurso académico e, azar dos azares, fui traída pela preguiça que me levou demasiado tarde a tratar da papelada. Já não havia vagas. Tampa das grandes e uma pena ainda maior.
Hoje de manhã telefonaram-me para informar que em Abril vai começar um novo curso e a perguntarem se continuo interessada. "Claro que sim!"
E pronto. Lá vou eu. No dia 1 de Abril torno a ser estudante.

Medo

Um querido, queridíssimo amigo contou-me ontem que ele e a mulher já fizeram seis tratamentos de fertilidade e nenhum correu bem.

Dia do Pai

Para assinalar a data, a Associação Portuguesa de Fertilidade lança hoje o site http://www.queroserpai.com/, assim como a arrojada iniciativa de tentar concretizar a maior sondagem de sempre.
É um questionário destinado a todos os homens que querem ter filhos mas que ainda não foram bem sucedidos. Entre as questões colocadas, esta é uma das que dá que pensar: O que dirá ao seu filho quando o vir pela primeira vez?
Boa pergunta, não é?
Tramadinha.
Nós já participámos.

Feliz dia do Pai!
Felizes os que assim podem ser chamados!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Desafio

Ao fim de todo este tempo decidi aceitar o desafio da Drikas e da Maruja* para revelar seis episódios ou momentos da minha vida. Estes que aqui desfio não são os mais marcantes, longe disso, mas foram aqueles que de imediato me vieram à cabeça e aos quais não podia fugir. Estendo o desafio a todas as compinchas cujo endereço tenho aqui ao lado e que ainda não responderam à chamada.

1. Na passagem pela adolescência achei que era bodyboarder e para prová-lo decidi colocar água oxigenada na franja que acabou por transformar-se numa madeixa branca por cima da testa. Quanto ao gosto pela modalidade, acabou no primeiro dia, no momento em que o strep me ameaçou o pescocinho.

2. Em pequena dizia que quando fosse grande queria trabalhar no campo da escrita e, ao mesmo tempo, fazer uma perninha no escritório do meu pai. Prova superada.

3. Sempre desejei ter cinco filhos.

4. Fico com os olhos a brilhar sempre que estou com um dos meus sobrinhos, sobretudo aqueles dois que me dizem que sou a melhor tia do mundo e que me escolhem para confidente.

5. A única vez que entrei pelas urgências de um hospital foi por causa de uma pedra no rim. Deram-me um Benuron 250.

6. O homem com quem casei é o mesmo que há uns bons oito ou nove anos conheci numa assembleia municipal (romântico, não é?) e com quem desde logo engracei, chegando mesmo a confessar a um ouvido próximo que... se não fosse eu comprometida, até gostava de conhecê-lo melhor!!! Quem diria.

* Não sabia que ias privatizar a tua casa. Não te esqueças de enviar o convite para encomenda.extraviada@gmail.com. Obrigada. Beijinhos.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Mais uma sexta-feira, 13

Nem é bom lembrar a do mês passado.
Nunca tive qualquer tipo de prurido em relação a estas datas, bem pelo contrário, até porque sempre gostei de outros dias 13 por achar que, a haver superstição, me davam sorte. Também porque os considerava como os dias de Nossa Senhora de quem sou devota, confesso. Porque sim. Porque me faz bem acreditar nela. Ponto final parágrafo.
Há um mês não foi assim, apesar de o sol estar de volta ao fim de muitos dias de frio e de chuva.
Há um mês íamos ter direito à punção, à colheita de espermatozóides e à respectiva injecção. Mas há um mês a nossa esperança desvaneceu com um resultado inesperado. Há um mês a nossa vida ficou naquele lado da rua que está sempre à sombra.
Um mês depois continuamos a juntar os cacos, a apanhá-los e a deitá-los ao lixo para conseguir olhar em frente e acreditar que o nosso desejo, mais frágil do que porcelana, vai concretizar-se.
Agora temos mais medo do que há um mês e um dia, muito mais, mas a vontade persiste e, contrariamente ao desejo, é de ferro.
Assim como a fé. Inabalável.

Bom fim-de-semana.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Gaba-te, cesta

E não é que o risoto de cogumelos ficou de comer e chorar por mais? E os morangos naquele fondue de chocolate? Ui!
O Miguel Esteves Cardoso tem mesmo razão quando diz que o temperamento de quem cozinha é o tempero do cozinhado. E o tempero de ontem foi o meu amor...

quarta-feira, 11 de março de 2009

Há três anos

Num dia de sol como este...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Estrelas

Esta estátua chama-se «Semeador de Estrelas» e é na Lituânia que está à vista de todos. Durante o dia pode passar despercebida, mas à noite justifica o título que recebeu.
O mesmo se passa com as nossas estrelas. Podem não ser visíveis, para já, mas um dia vão brilhar só para nós! Acreditemos.


Boa semana.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Ah!

E não se esqueçam que estão aqui para ser felizes!!!
Antes de carregarem no «play» vão buscar os lenços. Acreditem. Sei bem do que falo.

Posto isto

E porque estou embriagada de amor, só me apetece dar pulinhos de felicidade!
Vou fazê-lo com a ajuda da Kate Perry.
Juntem-se à festa!!!

Bom fim-de-semana.

P.S. 1 Bolinha de Sabão: Manda, por favor, a password para encomenda.extraviada@gmail.com
P.S. 2 Drikas: És grande!!! Gosto de ti.
P.S. 3 Susana: A minha mão estende-se na tua direcção. Agarra-a para voltares à tona. És tão respondona quanto doce! (Onde é que já vi uma assim?!? Hmmm)
E o teu Eduardo é um príncipe.
P.S. 4 Ana: Está quaaaaaaaaaaaaase!!!

Finalmente

Estou de volta para esvaziar um bocadinho este enorme saco de sentimentos.
A semana começou como eu já esperava, com aquele negativo que vocês sabem, mas teve desenvolvimentos. Não foi o resultado do teste quem me atirou abaixo, mas sim o mais importante que à minha volta se desmoronava sem que me desse conta.
Sem que me apercebesse, a principal testemunha da minha vida, a pessoa mais importante da minha existência, o homem que escolhi para me acompanhar até ao fim dos meus dias - e apesar de nunca deixar de sê-lo -, conseguiu esconder-me a enorme dor que sentia. Ao fim de todo este tempo consegui virá-lo do avesso e lamber-lhe as feridas. Finalmente, descobri-lhe a dor imensa que tanto lhe causa a morte do pai, o ardor de raiva daquela chaga do despedimento, as comichões de ansiedade da nova profissão e as espetadelas no coração causadas pelo medo de não poder ser pai. Encontrei isto tudo lá dentro, escondido de mim, demasiado distraída que andava com as nossas intenções procriativas.
Desculpa, meu amor. Desculpa se não te disse tantas vezes quantas devia que te amava. Desculpa se não te protegi dessa mágoa. Desculpa se não te abracei mais. Desculpa se me esqueci de nós. Desculpa se só agora te encontrei nesse poço fundo. Desculpa se só agora deixei que te caíssem as lágrimas.
Foi bom ter-te encontrado novamente, meu amor. Foi bom voltar a sentir o meu coração a bater forte com o teu beijo. É tão bom ter-te comigo e é melhor ainda saber que vais ficar.
És tudo para mim.

segunda-feira, 2 de março de 2009

O veredicto

O telefone tocou há cerca de meia hora e desde então estive a respirar. Tal como esperava, o meu sangue foi o bilhete de despedida do ovinho. Ontem, a hemorragia tornou-se maior, tal como a certeza de que estava sozinha. Hoje, o médico confirmou o negativo. Daqui a dois meses - se as paciências não se tiverem esgotado, se a vontade persistir e se o nosso amor continuar a falar mais alto -, voltaremos ao centro para uma nova tentativa.