segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A sexta-feira, 13

Foi preciso respirar bem fundo para chegar aqui e escrever este texto. Não é fácil recordar o chapadão que recebemos no dia ensolarado em que nós e os médicos achámos que tudo ia correr bem.
Na sexta-feira, 13, logo às 7h30, chegámos felizes e contentes à clínica onde já éramos esperados pelos simpáticos e sorridentes médico, biólogo e enfermeira. Um deles avisou-me que iam pôr-me a dormir por três minutos para proceder à punção, mas que depois já estaria desperta e pronta para trabalhar, se assim o entendesse.
Ainda brinquei dizendo que, àquela hora, era um desperdício gastar uma anestesia em mim apenas para me pôr a dormir. Que bastava que me deixassem encostar um bocadinho e veriam como eu cairia no mais profundo dos sonos.
Lá veio a agulha, seguida do anestesista que me fez umas perguntas da praxe – sobre a minha asma e coisas do género – e logo depois o prometido sono.
O acordar foi suave e cheio de sorrisos. Sete ovócitos já estavam do lado de fora! “Sete?”, perguntei. “Isso é bom, não é?” É, confirmaram os doutores.
Enquanto isso, enquanto durava esse doce recobro, o meu marido seguiu com o frasquinho do costume para a colheita. Pouco depois estava de volta e trazia mais um sorriso. Colocou-o nas mãos do biólogo que rumou imediatamente ao laboratório para analisar a amostra recolhida.
Foi aí que vieram as más notícias.
Era necessário fazer uma nova colheita porque naquela não tinham sido detectados espermatozóides vivos e, segundo o especialista, às vezes acontece que as segundas colheitas são melhores do que as primeiras. E agora desculpem-me por abreviar a descrição do que se seguiu, mas não me apetece muito recordar aqueles momentos. A segunda colheita também foi insuficiente e obrigou a uma terceira, equacionando-se já a possibilidade de uma biopsia testicular. “É a primeira vez que isto me acontece”, confessava-nos o biólogo. “Nunca imaginei que depois do espermograma de há quatro meses os valores voltassem a descer para estes níveis. Se eu tivesse adivinhado, tinha congelado os espermatozóides!”, prosseguia desalentado. "É sexta-feira, 13..."
Era meio-dia e ainda estávamos no centro, mas agora, sem sorrisos, nem grandes esperanças até porque já se falava em fim de ciclo e em esperma de dadores, por mim recusado à partida. Quero ter um filho com este homem, não com outro. Não faz sentido.
À noite soubemos que dos sete ovócitos, apenas um não tinha sido utilizado, já que, do mal o menos, conseguiu-se pescar seis espermatozóides e microinjectá-los.
No dia seguinte, no sábado, um estava fecundado e havia a possibilidade de um segundo.
Ao final do dia de domingo veio a certeza da existência de um embrião. É esse que hoje vou receber. Um guerreiro como nós que espero conseguir transportar nos nove meses que começam hoje.

8 comentários:

Drikas disse...

Amiga, que aflição, nem imaginas os meus nervos, a ler o teu post.. O que interessa é que tens um campeão contigo.. Estou a torcer tanto para que ele permaneça por mais 9 meses. Tenho muita esperança. Agora descansa nos proximos dias, que pelo que oiço dizer, são os mais dificeis. Se precisares, sabes onde me encontrar, das 9.30 às 18.30, estou aqui ;) Bjokinhas grandes grandes grandes

Ana disse...

Quanto azar para uma sexta-feira 13, realmente!! :/ Mas pensa que na grande maioria dos casos também só um ovo é fecundado.
Para todos os efeitos foi como se Domingo recebessem a vossa risquinha! A partir de hoje estarás tão grávida como outra qualquer e não há qualquer motivo para que esse guerreiro escolhido a dedo não triunfe!!! :)

Beijocas

Angel disse...

Ai amiga fizeste-te lembrar qdo fui ao A.Barros para fazer uma FIV e tivemos k fazer uma ICSI...nunca estamos á espera.
Mas acredito querida que esse seja um verdadeiro campeão!!!
Estou á espera do teu positivo!
Bjs

Susana Rodrigues disse...

Olha, vou ja acender a minha vela do menino Jesus. Pronto, ok, pode ser maluquice, mas eu acredito.

Um beijo gigantão :)

Babisonho disse...

e se Deus quiser este vai ser um vencedor, e vai permanecer durante 9 meses na tua barriga.
Acredita que vai acontecer.
Beijos e boa semana.

Babisonho disse...

envia me o teu email para teres acesso ao meu blog.
babisonho@gmail.com
Beijos

Raquel disse...

Bolas!!!! Caramba!! Até estou agoniada com tanta peripécia. Deve ter sido um sufoco.
Que vingue, querida! Que esse baby seja mesmo lutador, porque especial vai ser sempre.

Maruja disse...

Amiga, que louca aventura!!
Ai o meu maridão se tivesse que fazer "colheita" atrás de "colheita" - ia ser o fim da picada. O homem bloqueava de certeza.
Imagino o vosso coraçãozinho apertado, mas o importante é que tens o vosso filhote na barriguinha. E ele só vai querer sair daqui a nove meses :)
Beijocas e descansa e mima-te